Menu:

Glossary

INDEX: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Classificações ternárias, diagramas ternários ou diagramas triangulares (I. ternary diagram)

Diagramas utilizados numa vasta gama de aplicações, designadamente em análise sedimentológica, normalmente para representar, classificar e contrastar as características texturais de várias amostras de sedimento.

Os diagramas triangulares baseiam-se, como o nome indica, num triângulo equilátero, em que cada vértice corresponde a 100% de uma classe textural elementar (por exemplo, areia, silte ou argila). O lado oposto do triângulo corresponde a 0%. As perpendiculares aos lados do triângulo estão divididas em 100 partes, cada uma correspondendo, como é óbvio, a 1%. Assim, o triângulo base é dividido em pequenos triângulos com uma unidade de lado.


Diagrama triangular

Se a soma das percentagens das três classes utilizadas (por exemplo: areia, silte e argila) for 100%, a amostra será representada no diagrama por um ponto. No diagrama da figura estão representadas 3 amostras: amostra A – areia: 86%, silte:12%, argila: 2%; amostra B – areia: 35%, silte: 21%, argila: 44%; amostra C – areia: 0%, silte:68%, argila: 32%.

Se a soma das três componentes não corresponder a 100% (porque, por exemplo, a amostra é composta por areia, silte e argila, mas também por cascalho), a amostra será representada por um pequeno triângulo equilátero, cuja área corresponde à percentagem da quarta componente. Por exemplo, a amostra D composta por cascalho (3%), areia (75%), silte (18%) e argila (4%) é representada no diagrama por um pequeno triângulo com 3% de lado.

Nos vários esquemas classificativos que foram sendo propostos ao longo do século XX é possível definir duas tendências: umas classificações pretendem possibilitar a dedução directa de ilações de índole genética, enquanto outras são puramente descritivas das características texturais dos sedimentos. Quer umas, quer outras, têm-se revelado muito úteis.

Entre os muitos esquemas classificativos de sedimentos baseados em diagramas ternários referem-se, a título exemplificativo, os de Folk (1954), de Shepard (1954), de Gorsline (1960), de Nickless (1973), de Reineck e Siefert (1980), de Pejrup (1988) e de Flemming (2000). [JAD]