Menu:

Glossary

INDEX: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Estruturas de protecção costeira (I. structures of coastal protection)

Estruturas de engenharia que visam evitar o recuo da linha de costa (por exemplo, para defender uma frente urbana), ou aumentar a área utilizável (ou propiciar a criação) de praias, ou ainda, embora raramente, reter parte da deriva litoral para reduzir a acumulação sedimentar a sotamar.

Estas estruturas têm sido utilizadas desde a Antiguidade, principalmente em zonas portuárias. A sua utilização em litorais abertos desenvolveu-se essencialmente no século XX, na sequência da ocupação, na maioria turística, deste tipo de litorais. Actualmente verifica-se tendência, a nível mundial, para preterir as estruturas tipo rígido (protecção fixa), privilegiando intervenções ambientalmente menos agressivas, como as realimentações de praia e a transposição de molhes (protecção dinâmica).

As estruturas rígidas de protecção costeira podem ser de dois tipos: transversais (perpendiculares ou oblíquas à linha de costa, como os esporões e os molhes) e longitudinais (que se dispõem ao longo, ou paralelamente à linha de costa, como os paredões ou os quebra-mares). Principalmente estes últimos podem ser do tipo aderente (localizando-se na praia emersa, como é o caso dos paredões) ou do tipo destacado (situando-se ao largo, sem ligação a terra, como acontece com os quebra-mares destacados). Nalguns casos são estruturas destacadas com um ponto de ancoragem em terra. [JAD] / esporão, / molhe, / paredão, / quebra-mar