Caras Associadas e Associados, Colegas, Amigos e Amigas,

Hoje, 22 de maio, celebramos o dia Internacional da Biodiversidade que teve origem na assinatura do Ato que deu espaço legal à Convenção saída da Cimeira do Rio em 1992. Nunca é demais relembrar que esta Convenção reconhece pela primeira vez no direito internacional a conservação da diversidade biológica como "uma preocupação comum da humanidade" e parte integrante do processo de desenvolvimento, abrangendo todos os ecossistemas, espécies e recursos genéticos e estabelecendo princípios para a repartição justa e equitativa dos benefícios resultantes da utilização sustentável dos recursos genéticos. Importa também realçar que os países que assinam a Convenção são obrigados a aplicar as suas disposições.

Num momento em que o mundo luta contra uma pandemia que ameaça a nossa saúde global, não podemos abstrair desta situação o contexto de destruição e desgaste dos meios naturais e das espécies, ou dos efeitos climáticos de uma intensificação das atividades económicas baseada nos combustíveis fósseis e na erosão dos recursos naturais. Nem nos efeitos cumulativos de um modelo de consumo que incita ao desgaste rápido, ao desperdício e à produção de resíduos de modo insustentável.

Também a pandemia tem já e irá ter consequências nefastas a este nível, com acumulação de mais descartáveis, mais embalagens e plásticos, menos opções de reciclagem por razões de saúde e surgimento de novos contaminantes ainda pouco conhecidos quanto aos efeitos na nossa saúde e na saúde dos ecossistemas.

Mas estamos também perante a prova de que é possível reverter e minimizar muitos destes processos de degradação ambiental e, eventualmente, climática. A paragem forçada de tantas atividades poluentes e a redução dos níveis de CO2 trouxe evidências que podem constituir lições de mudança. A biodiversidade está sob ameaça constante, veja-se o desastre anunciado da floresta da Amazónia, mas também houve sinais importantes de recuperação nestes meses de paragem e isso deveria ser a referência para as políticas de ambiente que visem efetivamente implementar um desenvolvimento sustentável.

Desejamos a todas e todos um bom fim de semana e continuação de desconfinamento cauteloso, tendo em atenção a saúde de todos, nossa e dos outros.

A Comissão Diretiva da APRH (biénio 2018-2019)

 

DIA MUNIDAL DA BIODIVERSIDADE

Neste dia comemora-se a adoção do Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity que teve lugar em 22 de maio de 1992, na sequência da 1ª Cimeira das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável no Rio de Janeiro.

Politica da Água em Portugal

Recebemos mais uma contribuição, na sequência do convite que fizémos para artigos curtos sobre temas do Congresso da Água. Este é da autoria de Jorge Gonçalves, nosso associado e membro da CO do Congresso.

Este artigo foi também publicado em Inglês pela IAHR:
http://iahrportugal.org/blog-opinion-article3/

Novas regras para a submissão de artigos na RGCI

A Revista de Gestão Costeira Integrada (RGCI) tem uma imagem renovada. No sentido de acelerar e otimizar o processo de revisão, facilitando simultaneamente a submissão por parte dos autores, mas mantendo a elevada qualidade das publicações científicas a que a APRH nos habitou, foram criadas regras para submissão de artigos. Por favor consulte as mesmas aqui.

Estas novas regras inserem-se na estratégia de melhoria constante definida pela equipa editorial da Revista de Gestão Costeira Integrada. Este é um esforço que tem permitido, ao longo dos últimos 2 anos, a redução dos prazos para revisão e publicação, bem como o aumento dos volumes publicados anualmente.

A RGCI reforça assim o seu carácter internacional e o seu papel de destaque no âmbito das publicações científicas nos países da Lusofonia. Indexada em base de dados Scopus, e brevemente indexada em ISI Web of Knowledge e ISI Web of Science, a RGCI tem vindo a receber inúmeras contribuições de elevada qualidade em Língua Inglesa e Portuguesa, no entanto, a equipa editorial não pode deixar de apelar à submissão de novos artigos e contribuições relacionadas com os seus tópicos de atividade.

Projeto ECH2O ÁGUA - Atividade semanal

A água que corre nas nossas torneiras vem sempre de algum lugar na natureza, onde há um rio, um aquífero ou outra fonte natural ou construída e em que estão presentes outras espécies que também dependem dos meios aquáticos. O ECH2O convida-vos neste fim de semana para uma exploração virtual das espécies (mamiferos, pássaros, insetos, ..., plantas diversas) que também não podem viver sem água e cuja sobrevivência depende da boa qualidade desses ecosistemas aquáticos onde vamos buscar a água que nos abastece em casa, na escola, nas fábricas, nos escritórios, hospitais, etc.

Quem quiser participar, em grupo com os mais novos e mais crescidos, ou individualmente, pode enviar-nos ([email protected]) uma foto, um texto ou um desenho alusivo ao ciclo da água e a sua relação com as diversas espécies que vivem nos meios aquáticos ou perto deles. Podem também acompanhar estes envios de imagens com textos das pesquisas prévias e informação sobre as espécies aquáticas. Todos os contributos são muito bem vindos e os melhores trabalhos serão publicados na página do Projeto e no Facebook da APRH.

 

É daqui a uma semana – 29 de Maio - que se realiza online a Sessão Final do Projeto ECH2O ÁGUA. O video da sessão ficará disponivel no próprio dia para os inscritos nesta sessão. Inscreva-se aqui e participe no Fórum!

Congresso internacional "Geoethics and Groundwater Management"

O congresso internacional "Geoethics and Groundwater Management", organizado pela Associação Internacional de Hidrogeólogos (IAH) e pela Associação Internacional para a Promoção da Geoética (IAPG), decorreu online, de 18 a 22 de maio (e ficará disponível durante 2 meses para os participantes). O evento foi organizado pelos grupos português e espanhol da IAH e pelo ISEP.

Está prevista a publicação de um livro de actas pela Springer, na série "Advances in Science, Technology & Innovation", em que reúne mais de 110 contributos e mobiliza mais de 330 autores oriundos de 47 países de todos os continentes. Após o evento, serão ainda preparados três volumes especiais, que vão publicar, em 2021/2022, os melhores trabalhos na "Sustainable Water Resources Management", na "Springer Nature Applied Sciences" e na "Mediterranean Geoscience Reviews".

O congresso foi apoiado pelo Departamento de Engenharia Geotécnica, pelo Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada e pela Associação de Estudantes do ISEP (Grupo de Fados, Tuna Académica do ISEP e Tuna Feminina do ISEP). O evento recebeu, ainda, o alto patrocínio do Presidente da República de Portugal e o envolvimento das mais prestigiadas instituições internacionais e portuguesas (UNESCO, APRH, ABHR, CEHIUMA, APG, OE, OET, SPG, LNEG, APPBG, CdC).

+ INFO: https://geoeth-gwm2019.wixsite.com/porto

Ampliación de plazos para el envío de resúmenes hasta el 25 de mayo - XI Congreso Ibérico de Gestión y Planificación del Agua

El nuevo formato virtual del Congreso ha posibilitado una ampliación del plazo para presentar resúmenes de comunicaciones y/o pósteres hasta el 25 de mayo.
Es una oportunidad para dar a conocer vuestras investigaciones y experiencias prácticas sin tener que desplazaros, pudiendo conocer a otros participantes e intercambiar ideas en los espacios del Congreso. Y todo ésto y más, por una cuota más reducida (ver cuotas).
Para más información consultar la web del Congreso o ponerse en contacto con la Secretaría: [email protected]

Outros eventos

Mantenha-se a par dos eventos relacionados com os recursos hídricos, a nível local, nacional e internacional

 

Aprovado Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030

21 de maio

Foi hoje aprovado em Conselho de Ministros o Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030 (PNEC 2030), documento que estabelece os objetivos da política climática e energética nacional. O PNEC 2030 estabelece novas metas nacionais de redução de emissões de gases com efeito de estufa, incluindo setoriais, metas de incorporação de energia de fonte renovável e de eficiência energética, bem como …

Do prado ao prato: União Europeia com plano para salvar o planeta

21 de maio

Vilamoura desvia Ribeira para que cidade lacustre não se afunde

21 de maio

Ministro do Ambiente: “Câmara de Valongo barrou a possibilidade dos lixiviantes serem tratados na ETAR”

21 de maio

António Costa diz ter indicações de que central nuclear de Almaraz encerra em 2028

21 de maio

Vilamoura desvia ribeira de Quarteira para que a futura cidade lacustre não se afunde

20 de maio

Os promotores relativizam os impactos negativos e não temem que mais de 60 hectares de zonas húmidas se convertam em focos de criação de mosquitos – vectores de várias infecções.

Nuno Lacasta: “esta tem sido uma dragagem completamente dentro da normalidade”

20 de maio

Aumento dos descartáveis obriga à suspensão da importação de resíduos

20 de maio

Luságua deixa de prestar serviços em Oliveira do Bairro e Albergaria

20 de maio

El Tribunal Supremo entierra el embalse de Biscarrués

19 de maio

Los vecinos y grupos ecologistas celebran su victoria tras más de tres décadas de lucha contra su construcción

Quais as ferramentas que o Governo priorizou para o combate aos incêndios?

19 de maio

Drones, reforço da disponibilidade das equipas de Sapadores Florestais, uma equipa mecanizada de resposta rápida do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), fazem parte das ferramentas em que o governo português apostou para a época de incêndios que se aproxima. Mas há mais, um novo mapa de risco de incêndio disponibilizado pela Direção Geral do Território, já …

Confinamento ajuda a descontaminar águas da icónica Baía de Guanabara

19 de maio

Planos de gestão para cinco Zonas Especiais de Conservação em consulta pública

18 de maio

Reforço de 1,7 milhões de euros para novos avisos do Fundo Ambiental

14 de maio

AEPSA defende debate sério e sem demagogia sobre a gestão de resíduos industriais

18 de maio

Ministro do Ambiente e presidente da APA prestam esclarecimentos sobre dragagens no Sado a pedido do PAN

18 de maio

É fundamental uma campanha de inspeção aos Areeiros e Pedreiras

18 de maio

A associação ambientalista Quercus alerta seria fundamental que o Ministério do Ambiente promovesse uma campanha de inspeção aos areeiros e pedreiras que se encontram em fase de recuperação paisagística, preferencialmente em articulação com o Serviço de Proteção da Natureza, com as respetivas Comissões de Coordenação de Desenvolvimento Regional, indica o Sol. O objetivo deverá que sejam identificados “os maus encaminhamentos …

Autarcas colocam em causa atual modelo de gestão dos aterros em Portugal

18 de maio

Portugal impede importação de resíduos até dezembro de 2020

18 de maio

17 de maio

São cerca de 440 hectares com uma frente oceânica com mais de 1000 metros numa zona de grande sensibilidade ambiental. Ficou na posse de privados sem que estes fizessem prova documental da sua aquisição nas instâncias judiciais.

Água Monchique oferece computadores portáteis aos alunos do concelho

15 de maio

Meios de combate aos incêndios são reforçados com desafio simultâneo de resposta à covid-19

15 de maio

Concurso deserto compromete recolha de lixo de cerca de 70 mil pessoas

14 de maio

ONU: Covid-19 pode atenuar problemas nos oceanos na Ásia-Pacífico

14 de maio

Tejo Atlântico: inteligência artificial ao serviço da eficiência energética

14 de maio

Agricultura com 288 mil euros de subsídios à decisão da Política Agrícola Comum

11 de maio

Movimento Ibérico Antinuclear apela a decisão final do Governo Espanhol contra central nuclear de Almaraz

11 de maio

De acordo com notícias recentes, o Conselho de Segurança Nuclear (CSN) espanhol emitiu um parecer em que autoriza o prolongamento do funcionamento da Central Nuclear de Almaraz, em Espanha, até outubro de 2028, impondo algumas condições ao seu funcionamento. Num comunicado enviado, o Movimento Ibérico Antinuclear (MIA) indica que este parecer vai ao encontro do já esperado: "a indústria do …

- Last Call - Early-Career Professionals wanting to apply to join IWRA's Mentored Publishing Scheme

Submit an abstract to publish papers in Water International with senior experts
Deadline: Friday, May 29th, 2020

IWRA is pleased to remind you about the upcoming deadline for its call to develop a mentored Water International Special Issue with papers written by early-career water professionals that are either co-authored with or supervised by senior water professionals.
Early-career water professionals are invited to submit an abstract, if they haven't already done so, of their research by Friday, May 29th 2020 to apply for an exceptional publication opportunity with Water International. Through this mentorship programme, they will benefit from a valuable chance to work and network with established senior water professionals and experts.

The IWRA mentoring initiative is intended to identify, attract, and assist young and early-career scholars and water professionals. The objective of the programme is to guide these individuals in preparing articles to be published in the Association’s journal, Water International. The selection process will seek diverse participants, from developed and developing countries, representing a range of expertise.
The special issue, to appear in 2021, will endeavor to promote interdisciplinarity and transdisciplinarity. It will encourage integrated-systems approaches in water research, avoiding very specific and narrow topics. Of particular interest are innovations on policies, management, development, and technological development that look to the present as well as the future.
Each selected participant will be paired with a senior mentor who will help guide the paper as an advisor or, possibly, a coauthor.

In keeping with the above objectives, the special issue resulting from the mentoring effort will have as a theme, “Fresh perspectives and approaches by new water professionals to meeting challenges in the water sector".

Early-career water professionals are academics, such as assistant professors or post-docs with no more than 5 years in a full-time academic position, or advanced post-graduate students; or professionals working in the water sector (utility, government or NGOs with at least a bachelor’s degree).
Candidates should be either 35 years of age or younger, or be able demonstrate that they have started their water-resources career within the past 5 years.

  1. An extended abstract, in English, of 3-4 pages providing adequate insight into the topic, thesis, and methodology being used.
  2. A complete, updated CV (no more than 3 pages)
  3. A cover letter describing the motivation for participating in this initiative together with the applicants' career objectives.

To submit your application with the three documents listed above, send an email with these materials attached to Professor Robert G. Varady at [email protected], by May 29th.
Submitted applications will be reviewed and selected by an IWRA committee, based on the following criteria:

  • The paper adopts the integrated systems approach specified above
  • The paper adheres to the special-issue theme
  • The application demonstrates that the work-product has the potential to become a publishable article
  • Final selection of a candidate will be contingent on identifying a suitable senior mentor.
  • Applicants are not required to be IWRA members, although membership is encouraged!

AWRA WEBINAR: Why Geophysics is Needed for Water Resources Management - 20 May

American Water Resources Association (AWRA) presents:
Why Geophysics is Needed for Water Resources Management
1 - 2 PM Eastern US time Wednesday, 20 May 2020
Cost: free to AWRA members 25USD all others
Site: https://bit.ly/3fQLLtq

LEARNING OBJECTIVES

  1. Get an understanding of what geophysics can tell you about the geology and water quality in the subsurface.
  2. Learn how to select the right geophysical tool.
  3. Get an understanding of the benefits and limitations of the geophysical surveys.

SPEAKER
Max Halkjaer
Hydrogeophysicist
Ramboll
Max Halkjaer has a Master’s degree in geology and geophysics from the University of Aarhus. He has 26 years of experience in groundwater management, particularly with application of geophysical methods. Since 2013 he has been a Senior Hydrogeologist and Hydrogeophysicist with Ramboll, having a focus on California

Michael E. Campana, PhD
[email protected]
http://ceoas.oregonstate.edu/profile/campana/

Full Paper Submission by 31 May: ICUE 2020 on Energy, Environment and Climate Change. Pattaya City, Thailand

The Asian Institute of Technology is organizing the International Conference on Utilities and Exhibition on: Energy, Environment, and Climate Change (ICUE 2020) during 20-22 October 2020 at the Jomtien Palm Beach Hotel and Resort in Pattaya City, Thailand.
We are currently calling for papers. Please note the deadline for full paper submission is 31 May, 2020.
[Highlights of ICUE 2020]
All accepted papers will be invited to present during the conference. The option of online presentation can be arranged, if needed. Conference proceedings will be published in IEEE Xplore®. Selected papers will be invited for publication in other journals, for example International Energy Journal (IEJ). Outstanding student papers will also have the chance to receive the Best Student Paper Award.
[Why Attend ICUE 2020]
The ICUE conferences have been well-attended by delegates around the globe since 2006. To reflect the pressing sustainability-related challenges we face today and to be better prepared for tomorrow, the ICUE 2020 will be different from its past editions. The focus has broadened from a solely Energy perspective to “Energy, Environment, and Climate Change” and therefore, the range of paper topics, side events (including plenary / keynote presentations, training sessions, and technical field visits) and professional networks will be wider than before.
If you have any questions or suggestions regarding the ICUE 2020, please do not hesitate to send us an email ([email protected]). Our conference website is also available at www.icue2020.ait.ac.th.

Call for 15 PhD/Early Stage Researchers (ESRs) positions in the MSCA-ITN European Training Network RIBES “River flow regulation, fish BEhaviour and Status

The European Training Network RIBES “River flow regulation, fish BEhaviour and Status”, funded by the European Commission under the EU Horizon 2020 programme Marie Skłodowska-Curie Actions Innovative Training Network (Grant no. 860800), announces 15 positions for Early Stage Researchers (ESRs) giving the opportunity of being awarded a Doctoral Degree, with innovative complementary training activities and attractive travel, laboratory and research opportunities.

RIBES ESRs will be trained by international leaders in the interdisciplinary field of Ecohydraulics to find innovative solutions for freshwater fish protection and river continuity restoration in anthropogenically altered rivers within a European consortium of universities, research institutions and companies in Italy, Sweden, Germany, UK, Estonia and Belgium in an excellent scientific environment with state-of-the-art technologies.

The 15 ESRs will have access to a number of laboratory and field facilities, modelling techniques, experimental practices and instrumental technologies, to expand current understanding of fish bio-mechanical, behavioural and physiological processes, and to promote development of novel tools and management solutions in the area of freshwater fish protection, ameliorating passage of migratory fish species in regulated rivers.

Find all the details of the 15 projects and of the recruitment process @ https://www.msca-ribes.eu/recruitment
The deadline is 31st May 2020.
We look froward to receive your applications!

Novos Associados da APRH:Faça-se sócio da APRH.

Perfil do associado na página da APRH:Se deseja ter o seu perfil publicado no site
da APRH, preencha este formulário.

 

Ler no browser

CONTACTOS

Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
a/c LNEC
Av. do Brasil, 101 - 1700-066 LISBOA
Tel. 21 844 34 28
Site: www.aprh.pt| Email: [email protected]

Se desejar fazer parte da lista de emails da APRH, por favor preencha o seguinte formulário.

Novos Associados da APRH: Fazer-se Associado.

Perfil do associado na página da APRH: Se já é sócio e deseja ter o seu perfil publicado no site da APRH, preencha este formulário.

Se não desejar receber mais emails da APRH, envie email com o assunto 'Remover-me da comunicação da APRH'. Mais informações na nossa Política de privacidade de dados.