Caras Associadas e Associados, Colegas, Amigos e Amigas,

Entramos na última semana de atividades antes de agosto. Embora a APRH se mantenha ativa sempre, terá alguns períodos de descanso dos membros do secretariado. Por isso, a Newsletter será interrompida a partir desta semana até a última semana de Agosto em que retomamos esta edição.

Hoje, entre os destaques de eventos e recortes, queremos relembrar que nos confrontamos com diversas áreas problemáticas que têm ocupado e preocupado organizações e cidadãos. São exemplos a Central de Almaraz, o projeto do novo aeroporto no Montijo, a par de outros que são constantes (riscos acrescidos de incendio por mau ordenamento, contaminação de corpos de água, a escassez de água, o aquecimento global, os impactos na saúde humana face aos desequilíbrios causados na natureza).

Em tempo de férias para muitos, não deixemos de manter a nossa atenção para a participação nos Planos de Gestão de Região Hidrográfica e para a discussão publica das Questões Significativas (QSIGA). Podemos usar algum tempo a ver os documentos disponibilizados pela APA e contribuir para esta reflexão que deve ser feita em cidadania e de cada um depende também participar ativamente. A APRH irá participar também através de um contributo organizado pela CD.

Estamos de volta daqui a 4 semanas, desejando a todos e todas um bom período de férias.

A Comissão Diretiva da APRH (biénio 2018-2019)

 

QSiGA em Consulta Pública

Está em consulta pública, até 15 de setembro, a síntese das questões significativas relativas à gestão da água - QSiGA - identificadas em cada região hidrográfica.

Os documentos de suporte à participação pública por região hidrográfica, e também um Resumo Não Técnico, estão igualmente disponíveis aqui.

 

Debut de la web del XI Congreso Ibérico de Gestión y Planificación del Agua

ARTIGO: O papel dos portos portugueses na economia nacional e a respetiva estratégia para o futuro próximo (até 2030)

A Comissão Especializada das Zonas Costeiras e do Mar (CEZCM) da APRH desafiou as Administrações dos Portos Portugueses a descreverem a importância que representam para a economia nacional e o que perspetivam para o futuro próximo, até 2030. A CEZCM agradece as respostas e contributos recebidos.

Em termos gerais, é consensual que os portos nacionais constituem um pilar fundamental para o desenvolvimento económico de Portugal, com especial relevo nas exportações. Desenvolver e modernizar as infraestruturas portuárias, dispor de plataformas logísticas competitivas e apostar na digitalização e descarbonização são os caminhos apontados para potenciar o transporte marítimo, maximizar o emprego no setor e aumentar as exportações.

Texto produzido pela CEZCM – 22/07/2020 – relator: C. Coelho

Outros eventos

Mantenha-se a par dos eventos relacionados com os recursos hídricos, a nível local, nacional e internacional

 

APDA realiza sessão de reflexão sobre “Os grandes desafios e a dimensão económica do setor”

23 de julho

No âmbito da preparação do PENSAARP 2030 - Plano Estratégico para o Setor de Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais, a APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas) realiza uma sessão de reflexão esta sexta-feira, 24 de julho, às 11h00. A sessão é organizada com o Grupo de Trabalho do PENSAARP 2030 do Ministério …

IPS desafia autarcas a refletir sobre as estratégias para uma melhoria da qualidade de vida das populações em meio urbano

23 de julho

Pacto Ecológico Europeu: primeiro financiamento do Conselho Europeu de inovação beneficia empresa portuguesa

23 de julho

O Conselho Europeu de Inovação (CEI) atribuiu mais de 307 milhões de euros a 64 empresas em fase de arranque e pequenas e médias empresas para contribuir para os objetivos da estratégia europeia para um Pacto Ecológico Europeu e o Plano de Recuperação para a Europa, pode ler-se no Boletim Informativo da Comissão Europeia em Portugal. As propostas vencedoras vão …

Investigadores e ambientalistas defendem que não se façam novas barragens

23 de julho

O Douro português é o último reduto de biodiversidade da maior bacia hidrográfica ibérica, afirma-se num estudo hoje divulgado, em que se pede que não haja novas barragens e se desmantele o que está a mais nas existentes.

AEPSA considera “incompreensível” aumento da taxa de gestão de resíduos

22 de julho

Almaraz: Ministro do Ambiente desvaloriza paragens em reatores de central nuclear

22 de julho

Prémio H2O Inovação by Águas de Gaia distingue três projetos finalistas

22 de julho

Agência Portuguesa do Ambiente prepara resposta a ação judicial da Zero

21 de julho

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) foi notificada da ação judicial interposta pela associação Zero, para impugnar a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) que viabiliza o aeroporto do Montijo, estando a preparar a resposta, disse a entidade à Lusa. "A Agência Portuguesa do Ambiente confirma que foi notificada desta ação judicial, estando a preparar resposta nesse âmbito, não havendo lugar, …

CE3C: aumento de espécies exóticas pode contribuir para agravar a atual crise de biodiversidade

20 de julho

Investigadores da Universidade de Coimbra divulgam estudo que analisa as tendências da biodiversidade na Europa

20 de julho

QUERCUS apela à participação pública das Questões Significativas da Água (QSIGA) 2022-2027

20 de julho

Número de incêndios em Portugal pode disparar

17 de julho

Terminada a obra de requalificação do portinho de pesca de Arrifana

17 de julho

Águas do Ribatejo apela à moderação no uso de água na rede pública

17 de julho

O Aeroporto do Montijo e o princípio da precaução

17 de julho

10th Anniversary of Water

Special Issue book “10th Anniversary of Water”, edited by Prof. Dr. Arjen Y. Hoekstra has been published. This book is in memory of the former Editor-in-Chief of Water from 2016 to 2019.

Advantages and disadvantages of techniques used for wastewater treatment

Abstract
During the last 30 years, environmental issues about the chemical and biological contaminations of water have become a major concern for society, public authorities and the industry. Most domestic and industrial activities produce wastewaters containing undesirable toxic contaminants. In this context, a constant effort must be made to protect water resources. Current wastewater treatment methods involve a combination of physical, chemical and biological processes, and operations to remove insoluble particles and soluble contaminants from effluents. This article provides an overview of methods for wastewater treatment, and describes the advantages and disadvantages of available technologies.

Convite Mesa "Desafios da universalização do saneamento e o novo marco legal"

"Convidamos vocês a participar da mesa *Desafios da universalização do saneamento básico e o novo marco legal*, no dia *29/07* as *18h*
A Lei 14.026/2020, que estabelece o novo marco legal do saneamento, sancionado no dia 15/07, vem com o objetivo e metas de se alcançar a universalização do saneamento no Brasil, em meio ao cenário preocupante de 37 milhões de pessoas sem acesso a água tratada e quase 100 milhões sem acesso a coleta de esgoto.
Para tal, o novo marco altera as formas de contratação das empresas prestadoras do serviço de saneamento, as formas de financiamento, regulação e titularidade dos serviços. As mudanças geraram muito debate e dúvida entre os profissionais da área. Assim, resolvemos organizar um evento para tratar do novo marco, permitir que se tirem dúvidas em relação às mudanças, e que os alunos de saneamento e recursos hídricos aprofundem seu conhecimento, discussão e síntese sobre a universalização do saneamento.
Para participar e receber informações do link da live, por favor efetue inscrição no link: https://cutt.ly/ppgshs-inscricao
Organização: PPG-SHS/EESC/USP"

Novos Associados da APRH:Faça-se sócio da APRH.

Perfil do associado na página da APRH:Se deseja ter o seu perfil publicado no site
da APRH, preencha este formulário.

 

Ler no browser

CONTACTOS

Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
a/c LNEC
Av. do Brasil, 101 - 1700-066 LISBOA
Tel. 21 844 34 28
Site: www.aprh.pt| Email: [email protected]

Se desejar fazer parte da lista de emails da APRH, por favor preencha o seguinte formulário.

Novos Associados da APRH: Fazer-se Associado.

Perfil do associado na página da APRH: Se já é sócio e deseja ter o seu perfil publicado no site da APRH, preencha este formulário.

Se não desejar receber mais emails da APRH, envie email com o assunto 'Remover-me da comunicação da APRH'. Mais informações na nossa Política de privacidade de dados.