Caros Associados e Associadas, Colegas, Amigas e Amigos,

Nesta segunda semana de dezembro trazemos recortes bastante diversos que nos relembram que os problemas persistem em muitas frentes, com desigualdades e ritmos diferentes no caminho a ser seguido na construção de um futuro mais sustentável.

Destacamos o dia de ontem, 10 de dezembro que celebrou a data internacionalmente consagrada aos Direitos Humanos e, a propósito trazemos para vossa leitura um documento que não nos deixa esquecer a questão crítica da manutenção do acesso à água no contexto atual. Numa Declaração conjunta dos relatores especiais do Comité dos Direitos Humanos das Nações Unidas no Dia Mundial do Saneamento Básico, apela-se de novo aos “governos de todo o mundo a que apliquem ou restabeleçam a política de proibição de cortes de água”, a quem não consiga pagar a fatura.

Na APRH vamos mantendo as nossas atividades, entre a preparação do nosso 15º Congresso e outros eventos internacionais em que estamos envolvidos, como o SILUBESA, estamos a preparar outras iniciativas com alguns parceiros e esperamos continuar a celebrar pequenos e grandes passos em prol dos direitos de todos a beneficiar de boas condições de governança e gestão da água, em Portugal e em solidariedade com outras regiões do mundo que não teme garantidos esses direitos básicos.

Desejamos como sempre saúde e descanso neste fim de semana já com um tm natalício, apesar do peso e do cansaço desta pandemia, reencontrando alguma tranquilidade e renovando a energia para mais uma semana de trabalho, inspiração e realizações positivas.

A Comissão Diretiva da APRH (biénio 2018-2019)

 

SILUBESA 2020/2021

Teve lugar hoje dia 11 de dezembro mais uma reunião da equipa do SILUBESA, em que a APRH é co-organizadora. Este importante evento teria tido lugar em Abril de 2020 e está a ser recalendarizado para 2021. Em Janeiro de 2021 partilharemos na nossa página mais informação e as novas datas.

Outros eventos

Mantenha-se a par dos eventos relacionados com os recursos hídricos, a nível local, nacional e internacional

 

Dia Internacional dos Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro, assinalou-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos e a Aministia Internacional celebrou num contexto muito particular.

“Este ano trouxe-nos desafios que nos eram antes difíceis de imaginar e, com eles, o aumento das desigualdades e o acentuar, ainda maior, da importância de colocar os direitos humanos no centro de todas as respostas e soluções. Como ficou 2020 marcado em termos de direitos humanos? Que desafios e vitórias tivemos? Como antevemos o futuro? Depois da pandemia, como será o mundo que queremos reconstruir? Saberemos recentrá-lo nos direitos humanos?

Para responder a estas e outras questões que a AI esteve em vários meios de comunicação social e canais de informação nacionais a falar sobre como foi este ano em termos de direitos humanos, e o que antevemos para o futuro. Ao longo do dia 10 foram publicados conteúdos nas respetivas redes sociais e website.”

Seca meteorológica terminou em novembro no Baixo Alentejo e Algarve

9 de dezembro

Sintra inicia remodelação das redes de abastecimento de água e de drenagem pluvial na Portela de Sintra

9 de dezembro

Portugal sobe oito lugares em relação ao ano passado e é o terceiro melhor em políticas climáticas, indica relatório

9 de dezembro

Agência Europeia do Ambiente afirma que 93% do mar europeu sofre com atividade humana

9 de dezembro

FRISCO quer ajudar gestores da água e da floresta sobre o risco de contaminação para as massas de água a jusante de fogos rurais

9 de dezembro

“Desigualdade carbónica poderá mesmo inviabilizar o alcance das metas climáticas na Europa”, alerta ZERO

9 de dezembro

INESC TEC defende políticas de planeamento, expansão e reforço das redes de distribuição

4 de dezembro

Fundo marítimo europeu destina 5.300 milhões de euros à gestão da pesca, aquicultura e frotas até 2027

4 de dezembro

“Os Observatórios de Energia como instrumentos eficientes de gestão” em debate no dia 9 de dezembro

4 de dezembro

A pandemia e os direitos humanos à água e ao saneamento

Nesta Declaração conjunta dos relatores especiais do Comité dos Direitos Humanos das Nações Unidas no Dia Mundial do Saneamento Básico, apela-se de novo aos “governos de todo o mundo a que apliquem ou restabeleçam a política de proibição de cortes de água”, a quem não consegue pagar a fatura.

Alterações climáticas e riscos ambientais - A procura de respostas sustentáveis e resilientes

Vai realizar-se na próxima terça-feira, dia 15 de Dezembro entre as 14:00 e às 18:00, uma sessão com o tema “Alterações climáticas e riscos ambientais - A procura de respostas sustentáveis e resilientes”. A sessão integra-se no programa da conferência internacional SGA20 sobre Inovação e Desafios para os Países de Língua Oficial Portuguesa. Esta sessão online é de acesso livre, sendo que a inscrição na sessão pode ser efetuada no seguinte formulário: https://forms.gle/89TMHcmEtT4CJe287.

Novos Associados da APRH:Faça-se sócio da APRH.

Perfil do associado na página da APRH:Se deseja ter o seu perfil publicado no site
da APRH, preencha este formulário.

 

Ler no browser

CONTACTOS

Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
a/c LNEC
Av. do Brasil, 101 - 1700-066 LISBOA
Tel. 21 844 34 28
Site: www.aprh.pt| Email: [email protected]

Se desejar fazer parte da lista de emails da APRH, por favor preencha o seguinte formulário.

Novos Associados da APRH: Fazer-se Associado.

Perfil do associado na página da APRH: Se já é sócio e deseja ter o seu perfil publicado no site da APRH, preencha este formulário.

Se não desejar receber mais emails da APRH, envie email com o assunto 'Remover-me da comunicação da APRH'. Mais informações na nossa Política de privacidade de dados.