Menu:

 

Glossary

INDEX: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Estado do mar (I. sea state)

Descrição da agitação da superfície marinha.

Como existe grande número de variáveis envolvidas para descrever essa agitação utilizam-se normalmente descritores simples e objectivos ou avaliações descritivas mais ou menos empíricas. Assim, é frequente utilizar-se o espectro energético das ondas, ou de forma mais simples, expressar o estado do mar em termos de altura significativa da onda ou outros descritores do mesmo tipo, complementada ou não com informações sobre o período da onda e da direcção.

A tentativa de elaborar escalas que permitissem descrever o estado do mar é já antiga. A primeira tabela que se conhece para descrição do estado do mar tendo em consideração os ventos deve-se ao piloto português Gaspar Manuel (cerca de 1604) que a designou por “Léguas que uma nau das da carreira da Índia, poderá andar por singradura conforme ao vento que levar”. Era composta por 9 termos e, na essência, a escala actualmente adoptada tem grandes semelhanças com esta.

A escala adoptada pela Organização Meteorológica Mundial (WMO - World Meteorological Organization) é a seguinte:

 

Na realidade, esta escala foi desenvolvida em 1917 por H.P. Douglas, quando era Director do British Meteorological Navy Service, razão porque é também designada por Escala de Douglas do Estado do Mar. A Escala de Beaufort é outra escala frequentemente utilizada para descrever o estado do mar. [JAD]    

/ Ondas marinhas