Menu:

Glossary

INDEX: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Onda (I. wave) TERMO BASE

Perturbação de tipo oscilatório que se propaga através de um meio (líquido, sólido ou gasoso), correspondendo, por via de regra, a transferência de energia.

A definição expressa refere-se a ondas mecânicas,  em que a deformação produz no meio forças elásticas que fazem com que as partículas perturbadas regressem à sua posição original, com resultante do movimento nula (ou quase nula). São diferentes das ondas electro-magnéticas que se podem propagar no espaço mesmo que aí não haja matéria, isto é, no vácuo. As ondas mecânicas podem ser volúmicas, quando se propagam tridimensionalmente (como as ondas sísmicas de Raleigh e de Love), ou superficiais, quando se deslocam ao longo de uma interface (como as ondas oceânicas superficiais).

Aceita-se geralmente que as ondas são, essencialmente, fenómenos oscilatórios de transferência de energia em que, como se referiu, a resultante do movimento das partículas é nula, e em que a forma não apresenta distorção significativa durante a propagação, deslocando-se a velocidade constante (desde que não se verifiquem modificações das características do meio).

As ondas são descritas fisicamente através de três parâmetros básicos (e vários parâmetros derivados), os quais têm como base modelos teóricos (idealizados). Esses parâmetros, descritos para ondas sinusoidais, são:

Na terminologia das teorias das ondas utilizam-se também frequentemente:

As ondas marinhas são ondas mecânicas superficiais, que transferem energia (perturbações) através da água. Essa energia é transmitida ao oceano pelo vento (como é o caso das ondas que se vêm rebentar na praia), pela força gravítica da Lua e do Sol (caso das marés), por um evento sísmico ou qualquer processo que provoque modificação brusca do fundo marinho (caso dos tsunamis). [JAD]    

/ Ondas marinhas