Especialistas analisaram a visão prospetiva do setor da Água na OERN

A Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e o Colégio de Engenharia do Ambiente da Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN) associaram-se para realizar o Ciclo de Conferências “Há Engenharia na Água”.

Especialistas analisaram a visão prospetiva do setor da Água na OERN

A Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e o Colégio de Engenharia do Ambiente da Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN) associaram-se para realizar o Ciclo de Conferências “Há Engenharia na Água”. A primeira sessão foi esta semana (5 de julho de 2023), dedicada à discussão do Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais (PENSAARP 2030). Com o tema PENSAARP 2030 – Visão prospetiva do setor da Água, a sessão foi constituída por duas mesas-redondas, uma dedicada às “Mudanças e Oportunidades” e outra aos “Impactos nas Entidades Gestoras”.
 
Na Sessão de Abertura, Jorge Cardoso Gonçalves (Presidente da APRH) lançou o Ciclo de Conferências “Há Engenharia na Água” e fez um enquadramento da evolução do setor da água nas últimas décadas, dos desafios futuros (globais e em contexto nacional) e da importância de uma abordagem integrada ao ciclo urbano da água (incluindo as águas pluviais), destacando a importância da operacionalização do PENSAARP 2030 ser acompanhada por instrumentos robustos de implementação, de gestão e de controlo.
 
A conferência reuniu diversos especialistas de diferentes quadrantes do setor da água (entidade reguladora, entidades gestoras em alta e em baixa públicas e privadas, autarquias). Esta panóplia de entidades permitiu uma discussão alargada sobre os desafios e oportunidades na futura aplicabilidade do novo PENSAARP 2030.
 
A Comissão Especializada de Serviços de Águas (CESA) da APRH efetuou um relato do evento, que pode ser consultado no seguinte link.
 
Cookies
Este site usa cookies para melhor a sua experiência online.