#Opinião: Gerir a água subterrânea em tempos de escassez

Por: Maria Paula Mendes, Presidente da Comissão Especializada de Águas Subterrâneas da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), Investigadora do Centro de Investigação e Inovação Em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS) do Instituto Superior Técnico.

Maria Paula Mendes, Presidente da Comissão Especializada de Águas Subterrâneas da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), foi convidada a partilhar o seu testemunho sobre o setor da água, nomeadamente, os desafios que este recurso enfrenta.

A falta de água tem-se agigantado como dos maiores problemas que Portugal tem que enfrentar face às preocupantes alterações climáticas que já sentimos e às que se avizinham. Segundo o IPCC (Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas) a duração, a frequência e a intensidade das secas irão aumentar no nosso país, verificando-se já nos últimos anos uma maior frequência destes episódios, que se fazem sentir numa percentagem cada vez maior do nosso território, prolongando-se alguns deles por mais de um ano hidrológico.

Cookies
Este site usa cookies para melhor a sua experiência online.