6º Seminário “As alterações climáticas e os recursos hídricos”
Organizado pelo Núcleo Regional do Norte
24 novembro de 2015
Porto, FEUP
As alterações climáticas (AC), entendidas como as alterações das características climáticas (precipitação e temperatura) de uma determinada região, de forma persistente, por um período prolongado (décadas ou superior), são um dos maiores desafios do séc. XXI. Independentemente da origem das AC, a relação entre os níveis de gases de efeito de estufa (GEE) na atmosfera, em particular de CO2, e os níveis de aquecimento global do planeta dos últimos 100 anos, tornam provável uma intensificação dessas alterações ao longo do séc. XXI.
Embora exista ainda um elevado nível de incertezas quanto aos efeitos reais dessas alterações nas distintas regiões do mundo, verificam-se, desde já, algumas situações preocupantes, como o degelo das calotes polares, bem como uma subida do nível médio dos oceanos. Por outro lado, em algumas regiões, a ocorrência de fenómenos extremos de origem climática têm sido mais frequentes tanto ao nível de situações de cheias, como de situações de seca, sendo expectável que esses impactos se venham a intensificar nas próximas décadas.
Como consequência, existe um expectável impacto das AC sobre os recursos hídricos que deverá ser devidamente atendido, seja ao nível das águas interiores (quantidade, qualidade, afetação dos sistemas superficiais e subterrâneos) seja ao nível das zonas costeiras, com especial enfoque na erosão costeira. Nesse sentido, realça-se a importância de adoção de estratégias de mitigação e adaptação, segundo as principais orientações Europeias, também ao nível regional e local, onde alguns destes efeitos poderão provocar importantes desequilíbrios nos mais diversos planos
(social, ambiental, económico, etc).
Por isso a APRH-Norte organiza o workshop sobre “As Alterações Climáticas e os Recursos Hídricos”, com o qual se pretende, através de um conjunto de oradores convidados e comunicações abertas, apresentar e discutir a problemática dos impactos das AC sobre os recursos hídricos, bem como ilustrar a sua importância nos processos de planeamento e gestão nos mais diversos setores direta ou indiretamente afetados.
- Impacto das AC nas águas interiores (ao nível da região hidrográfica);
- Impacto das AC nas zonas costeiras (estruturas portuárias e de defesa costeira);
- Efeitos das AC sobre os principais setores utilizadores dos recursos hídricos (abastecimento urbano, agricultura, produção de energia, ecossistemas, turismo, etc);
- Planeamento e gestão das AC na região Norte (ao nível dos recursos hídricos);
- A importância das AC ao nível da administração local e serviços de águas e saneamento (prevenção e gestão de situações extremas, secas, cheias, inundações urbanas, proteção civil, etc.).
Uma página A4 em português ou inglês, que deve ser enviado até 30 de junho para paulap@fe.up.pt.
Programa (PDF)
Decorreu no dia 24 de novembro de 2015, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o 6º Seminário sobre “Alterações Climáticas e os Recursos Hídricos” – iniciativa organizada pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos – Núcleo Regional do Norte.
O Seminário foi organizado em colaboração com a Coastal & Marine Union (EUCC), com o apoio da APDL, SA e da APA, IP-Norte e contou com a presença de cerca de 100 participantes. A Sessão de abertura contou com a presença do Prof. João Falcão e Cunha, Diretor da FEUP, Prof. Francisco Taveira Pinto, Presidente da APRH-NRNorte e Eng. Pimenta Machado – Administrador Regional APA/ARH-Norte.
Foram apresentadas 11 comunicações orais: “Os desafios dos recursos hídricos na Península Ibérica em cenários de alterações climáticas” – Filipe Duarte Santos – FCUL; “Vulnerabilidades e Riscos de inundações em cenários de alterações climáticas” – Pedro Garret – FCUL; “Rede Hídrica de Esposende: O Plano de Gestão como um dos instrumentos de adaptação às alterações climáticas” – Marta Fernandes – Esposende Ambiente; “As alterações climáticas e a evolução da linha de costa no litoral vianense (1860-2014)” – Horácio Faria – CM Viana do Castelo; “Alterações no regime de precipitação e potenciais impactos nos sistemas públicos de recolha de águas pluviais” – D. Correia – UTAD; “Avaliação do risco ecológico associado às alterações climáticas. O caso da bacia hidrográfica do Guadiana” – Vanessa Ramos – FEUP; “A estratégia municipal na reabilitação fluvial de zonas inundáveis face às alterações climáticas” – Pedro Teiga – Engenho e Rio Unipessoal, Lda; “Physical and ecological vulnerability of coastal lagoons under climate changes: the examples of Lesina, Óbidos and Vistula – Carlos Vale – CIIMAR; “Climate change impacts on hydropower production: an analysis for Portugal” – Carla Teotónio – CESAM; “Seasonal variation of nutrients and clam contamination by Escherichia coli in counter cycle to external sources: a climate change perspective in ria Formosa” – Maria João Botelho – IPMA; “Climate change, water resources, food quality and safety” – Joana Machado – CIIMAR.