A utilização de recursos de computação no ensino da hidrologia hidrodid – um exemplo da utilização d

Título:

A utilização de recursos de computação no ensino da hidrologia hidrodid – um exemplo da utilização d

Resumo:

A utilização de micro-computadores em todas as áreas tem se difundido largamente nos últimos anos. Sua aplicação no ensino tem sido relatada em diversas ocasiões como de grande proveito para os alunos. Neste artigo pretende-se levantar algumas ideias sobre a aplicação ao ensino da Hidrologia nos cursos de graduação de Engenharia, para que sejam discutidas e para que sejam trocadas informações com base na experiência de outros profissionais da área. Algumas formas de se utilizar os micro-computadores no ensino de Hidrologia são discutidas. Entre elas existem proposições de formulações de programas pelos alunos, utilização de programas previamente elaborados, formulação parcial de programas e desenvolvimento de estudos práticos com auxílio de uma coleção de programas. O aproveitamento dos recursos gráficos dos micro-computadores permite que se transmitam os conceitos de alguns métodos de cálculo, sem um trabalho manual árduo e sem exigir elaborações de algorítmos complexos para solucionar alguns problemas. É analisada a possibilidade da utilização alguns modelos matemáticos simplificados, no ensino da hidrologia, mesmo que não tenham condições de aplicações profissionais devido a pouca precisão dos resultados, mas que permitam uma compreensão dos fenómenos físicos envolvidos por parte do aluno. A título de sxemplo apresenta-se o programa HIDRODID, desenvolvido no Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da EPUSP, especificamente para finalidades didáticas. Este programa objectiva o ensino dos princípios do hidrograma unitário e permite o uso conversacional do micro-computador para a análise de sensibilidade dos diversos factores que influem nos processos do escoamento superficial directo.

Autores:

R.L.L. Porto, K.F. Zahed

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