Avaliação físico-quantitativa das terras do Projecto da Lezíria Grande (sistema F.A.O.). Parte II : previsão de evolução com o projecto

Luís F. Craveiro Lopes dos Reis, António Manuel, Machado Perdigão, Maria Vanda Nunes Lima Perdigão

ISSN | ISBN | DOI

Engenheiros agrónomos, desempenhando os dois primeiros funções técnicas na Direcção-Geral de Hidráulica e Engenharia Agrícola como engenheiros de 2a. classe

Resumo | Abstract

Na Parte I apresentou-se a colheita dos dados-base dos solos da Lezíria Grande, tendo-se feito uma caracterização física em termos analíticos. Nesta Parte II, apresenta-se o conceito de Qualidade de Terra (QT), que representa uma restrição independente na realização dum certo uso (TUT, Parte I) e cuja expressão é determinada pelas Características da Terra (CT) estudadas e medidas na Parte I.

As unidades cartográficas de terra são agrupadas em Unidades de Avaliação de Terra (UAT) quando tenham um comportamento semelhante em termos de graus das QT.

Em função dos problemas actuais existentes na área do projecto e dos objectivos definidos para este, surgem cinco alternativas para os atingir, com níveis de investimento progressivamente maior (protecção das cheias, enxugo, drenagem, rega).

Com os melhoramentos na terra resultantes da implementação destas alternativas, prevê-se uma evolução nos níveis das QT em cada UAT, o que determina acréscimos nos rendimentos e alterações nos inputs do agricultor. Estabelece-se assim uma relação input/ /QT/output que serve de base não só a classificações quantitativas da aptidão da terra para usos específicos (Parte III), como à própria avaliação economica do projecto.

Cookies
Este site usa cookies para melhor a sua experiência online.