Bacia do Tejo: Gestão integrada dos recursos hídricos e relações Luso-Espanholas

José Correia da Cunha

Licenciado em Agronomia e em Geografia. Presidente da Comissão Nacional do Ambiente e da Comissão do Saneamento Básico do Algarve.

Resumo | Abstract

O Tejo é o maior rio da Península Ibérica. Constitui, dos pontos de vista da Geografia e da História, um importante ponto de referência para a compreensão dos factos mais salientes que se relacionam com a ocupação de grande parte da Península e a evolução da sua economia.

Em 1970, o autor organizou em Santarém um Colóquio sobre o desenvolvimento da Bacia hidrográfica do Tejo. Os textos e discussões tiveram em consideração a bacia hidrográfica como um todo e o seu desenvolvimento como um esquema de intervenção integrada visando os diversos sectores que lhe estão afectos e o seu relacionamento numa óptica de planeamento a longo prazo.

Dois factos maiores ressaltam das reflexões então produzidas e hoje reformuladas:

  • a definição dos destinos do Tejo passa pelo estreitamento da cooperação luso-espanhola no domínio da gestão da sua bacia;
  • a gestão dos recursos hídricos da bacia é factor preponderante do correcto ordenamento do seu território e, através dele, da formulação de uma política de desenvolvimento regional para o nosso país.
Cookies
Este site usa cookies para melhor a sua experiência online.