Bacia hidrográfica da Ribeira de Alenquer. Controle de poluição

Fernando Silva Teixeira*, António F. Fonseca Janeiro**

* Engenheiro Civil (IST), Engo Sanitarista UNL, Divisão de Estudos da Quali-
dade das Águas.
**Licenciado C. Físico-Químicas FCL, Especialista qualidade ambiental UNL,
Chefe Divisão DEQA.

Resumo | Abstract

A Direcção-Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos, por intermédio das Direcções de Serviços de Hidrologia, de Controle da Poluição e dos Serviços Regionais da Hidráulica do Tejo, em colaboração com a Câmara Municipal de Alenquer, está a desenvolver um projecto de estudo quantitativo e qualitativo dos recursos hídricos da Ribeira de Alenquer.

No que se refere ao controle da poluição apresentam-se resultados dum conjunto de acções empreendidas, as dificuldades encontradas e perspectivas para melhoria da situação da qualidade das águas da bacia.

Com vista ao diagnóstico da situação caracterizaram-se as fontes poluidoras e realizaram-se análises de água da Ribeira de Alenquer e dos efluentes dos principais poluidores. Em face dos objectivos de qualidade estabelecidos equacionam-se medidas técnico-administrativas de luta contra a poluição.

Os elementos fisiográficos, geológicos, climatológicos e de hidrologia de superfície são tratados no âmbito deste Simpósio, Tema I, na Comunicação “Bacia Hidráulica da Ribeira de Alenquer. Bacias Experimental e Representativa”.

Cookies
Este site usa cookies para melhor a sua experiência online.