Ensaios de drenagem e dessalinização nos campos experimentais do Projecto da Lezíria Grande

António Eduardo Pissarra, José Gonçalves Pombo

Engenheiros Agronomos da Direcção-Geral de Hidráulica e Engenharia Agrícola.

Resumo | Abstract

A Lezíria Grande de Vila Franca de Xira é constituída principalmente por solos argilosos salinos, de origem marinha.

A drenagem tradicional praticada na zona, através de valas abertas pouco profundas e muito espaçadas, mostra-se manifestamente insuficiente, quer para controlar a altura do lençol freático, quer para promover a dessalinização. Uma alternativa para o sistema tradicional de drenagem e com melhores perspectivas para dessalinização, pode ser a instalação de drenos subterrâneos. Uma vez que na zona não havia qualquer experiência com este tipo de drenagem, foram instalados 3 campos experimentais nos quais os parâmetros relevantes do solo pudessem ser determinados e estudados em detalhe os processos de drenagem e dessalinização.

Fazendo um apanhado geral das observações efectuadas nos campos, pode concluir-se o seguinte:

TOALHA FREÁTICA – verifica-se que os seus níveis máximos aproximam-se mais da superfície e permanecem mais tempo acima de determinado nível crítico quando aumenta o espaçamento dos drenos. No caso da drenagem superficial, os níveis atingidos foram sempre superiores aos verificados com a drenagem subterrânea, para o mesmo espaçamento, e eram semelhantes aos verificados fora do campo.

DESCARGA DOS DRENOS – a distribuição da frequência das descargas diárias varia muito levemente com o espaçamento dos drenos subterrâneos. Os drenos superficiais mostram uma distribuição das descargas completamente diferente; reagem quase instantaneamente à chuva e têm “picos” de descarga muito altos. Por outro lado, a descarga reduz-se a zero durante bastantes dias, no Inverno.

DESSALINIZAÇÃO – a aplicação de gessso aumenta a quantidade de água drenada em cerca de 35% e, como tal, a dessalinização se rá acelerada. A quantidade de sal evacuado pela água dos drenos, com a drenagem superficial é de 50-60% menor que com a drenagem subterrânea.

Cookies
Este site usa cookies para melhor a sua experiência online.