Estudos das manobras dos comboios de barcaças submetidos a correntes transversais durante a aproxim

Título:

Estudos das manobras dos comboios de barcaças submetidos a correntes transversais durante a aproxim

Resumo:

A empresa de Itaipu criou um obstáculo para a navegação no rio Paraná o qual poderá ser vencido mediante a construção de um sistema de três eclusas de, aproximadamente, 42 metros de altura, cada uma. A velovidade da corrente, na zona de aproximação às eclusas de jusante da represa, é muito alta (da ordem de 3m7seg) de modo que houve a necessidade de fazer um estudo, em modelo físico, na escala 1/100, com embarcação autopropulsionada e teleguiada, registrando-se, fielmente, os parâmetros determinantes do evento, com o objectivo de investigar a viabilidade do projectoe, em caso de apresentar sérias dificuldades que pudessem comprometer a segurança das manobras, quais seriam as obras auxiliares necessárias para solucionar o problema. Estudou-se duas alternativas, uma na margem paraguaia e outra na margem brasileira, ambas situadas em diferentes zonas do rio e, por isso, apresentando, diferentres problemas a ser encarados. No trabalho são descritas as dificuldades encontradas por um comboio de barcaças, de 200 metros de comprimentos, 16 metros de boca e 3,5 metros de calado, durante as manobras de aproximação às eclusas; e as civis complementares necessárias para tornar segura dita aproximação.

Autores:

Carlos A. Facetti, Luiz E. Veiga Lopes, Heitor Dantas, César Amílcar Bejarano Filippi

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