Outros modelos de gestão para o sector da água

Título:

Outros modelos de gestão para o sector da água

Resumo:

O ambiente deve ser considerado um factor crítico de desenvolvimento e sucesso e um sector de ponta em fase de afirmação estratégica, com um domínio de intervenção sujeito a um crescimento exponencial, por exigência ou pressão das obrigações comunitárias em matéria ambiental, uma vez que a União Europeia funciona como força externa propulsora de uma estratégia política direccionada, perante a afirmação da consciência ambiental e a procura de uma vantagem competitiva. Na verdade, o ambiente, apesar de ser considerado um sector sem vantagens competitivas, constitui um excelente negócio, com potencial de crescimento e carácter estratégico, face ao investimento directo gerado pela aplicação do II Quadro Comunitário de Apoio, ao determinar novas oportunidades de emprego e mercado, justificando-se assim negociar e decidir qual o rumo a seguir, a fim de evitar que o mercado da água continue a ser um sector adiado em vectores estratégicos essenciais. Trata-se de uma questão económica fundamental, uma questão de gestão empresarial, como forma adequada de superar a escassa flexibilidade institucional e os fortes constrangimentos procedimentais existentes, a fim de salvaguardar as exigências gestionárias de prossecução do interesse público e da universalidade do serviço prestado e, simultaneamente, ultrapassar a ausência de diversidade de modelos seleccionáveis de exploração e gestão. Por isso, constitui uma questão de coesão e convergência, a execução por via empresarial, ou seja, a prevalência da gestão empresarial, que não seja exclusivamente determinada por aspectos de ordem financeira ou pela maximização de tais benefícios, uma vez que o tempo de afirmação política do sector é de primacial importância no enunciado das políticas da água.

Autores:

João Carlos da Gama Dias Pacheco

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