Glossário

Água do mar

Água com alta concentração em sais dissolvidos, e que ocorre em ambientes hídricos marinhos. Utiliza-se, geralmente, por contraposição a água doce.

A salinidade média da água do mar é 35‰. Porém, há heterogeneidades entre as diferentes regiões marinhas, variando a concentração de sais entre e 30‰ e 35‰. Na proximidade de grandes rios a salinidade pode ser bastante menor, chegando mesmo aí a ocorrer, no decurso das grandes cheias, água doce. A salinidade da água do mar também diminui significativamente em zonas em que os glaciares chegam ao mar, devido à fusão do gelo.

O mar aberto com maior salinidade é o Mar Vermelho onde, devido à evaporação (amplificada pela acção do vento), à pequena precipitação, ao reduzido fornecimento fluvial, e à circulação muito confinada, a salinidade varia entre 36‰ e 38‰. No caso de mares fechados, devido à evaporação, a salinidade pode ser bastante maior, como acontece no Mar Morto que apresenta, nos 35 metros superficiais, salinidades da ordem de 300‰ a 400‰.

A densidade da água do mar varia com a salinidade e a temperatura. A densidade média da à superfície é de 1,025g/ml, variando entre 1,020 g/ml e 1,029 g/ml, mais densa do que a água doce (1,000g/ml). Em profundidade, devido à temperatura e à pressão, a densidade da água é tendencialmente maior, atingindo valores de 1,050g/ml ou maiores. A temperatura de congelação da água do mar decresce em função da salinidade sendo de -2ºC para a salinidade 35%o.

Autor: JAD

Cookies
Este site usa cookies para melhor a sua experiência online.