Menu:

Glossary

INDEX: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

GPS – Sistema de Posicionamento Global (I. Global Positioning System)

Sistema de radioposicionamento global baseado num conjunto de satélites, mantidos pelo Departamento de Defesa dos EUA, o qual foi declarado operacional em 1994. O GPS baseia-se na medição do intervalo de tempo que medeia entre a emissão de um sinal, pelo satélite, e a sua recepção pelo utilizador. Para obter uma posição na superfície da Terra são necessários, pelo menos, observações de quatro satélites, três dos quais para a determinação de cada uma das variáveis associadas ao posicionamento tridimensional e o último para a sincronização da hora no relógio interno do receptor do utilizador com a hora dos relógios dos satélites.
O GPS é constituído por três segmentos. O segmento espacial consta de um conjunto de 24 satélites, a uma altitude de 20200 km, com períodos orbitais de 12 horas. O segmento de controlo é constituído por 5 estações de rastreio dos satélites. Estas estações coordenam todo o sistema determinando as órbitas de todos os satélites e calculando as previsões dessas órbitas para vários dias, as quais são conhecidas como efemérides dos satélites. O segmento dos utilizadores é constituído por todos aqueles, militares e civis, que dispõem de receptores GPS. Estes receptores estão capacitados a descodificar os sinais rádio emitidos pelos satélites GPS. O sistema GPS adopta como superficie geodésica de referência o elipsoide WGS84.
Podem ser definidos vários modos de posicionamento, nomeadamente o posicionamento absoluto e o posicionamento relativo ou diferencial (DGPS). [PRB]

/ Sistemas de radioposicionamento