Menu:

Glossary

INDEX: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Quebra-mar (I. Breakwaters)

Estrutura rígida de engenharia costeira que tem como finalidade principal proteger a entrada de um porto da onda dominante, embora seja também utilizada como estrutura de protecção costeira. Podem ser estruturas do tipo aderente (correspondendo, neste caso, a paredões), do tipo destacado (construídos a certa distância da costa), ou podem ter uma das extremidades ancorada em terra (adquirindo normalmente forma encurvada ou em L).

Originalmente, os quebra-mares tinham como funções principais criar condições de abrigo (mais calmas) na entrada dos portos, e/ou desviar a zona de deposição de areias da entrada do canal de acesso, ou formar uma zona calma para refúgio de pequenas embarcações. Porém, à medida que o século XX foi decorrendo, intensificou-se a utilização destas estruturas na protecção costeira e na criação / ampliação de área útil de praia para fins balneares.

Os quebra-mares destacados dispõem-se de forma grosseiramente paralela à linha de costa, pelo que subtraem a zona interna da incidência directa da agitação marítima.

Consequentemente, acabam por criar novas condições em que a difracção da onda nas extremidades do quebra-mar propiciam, na zona de sombra, transporte sedimentar convergente, do que resulta a formação de uma praia saliente. Se o quebra-mar não foi dimensionado de forma adequada, isto é, se o seu comprimento não é pequeno relativamente à distância à costa, a acumulação sedimentar acaba, com o tempo, por se converter num tômbolo, ficando a estrutura ligada directamente à praia.  [JAD]