Menu:

Glossary

INDEX: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Sistema de lomba - canal (I. system of ridge and runnel, system of crest and trough)

Morfologia da praia caracterizada pela existência de uma pequena elevação e de uma pequena depressão, dispostas longilitoralmente, e que ocorre na zona entre marés. Por vezes, embora tal não seja muito frequente, num mesmo perfil de praia, podem-se definir dois ou mais sistemas deste tipo.

Embora originalmente(1) o termo “ridge and runnel” tenha sido aplicado para descrever morfologias deste tipo mas permanentes, que ocorrem no terraço de maré em ambientes de macromaré, acabou, na 2ª metade do século XX, por ser aplicado de forma generaliza, independentemente da duração (perene ou esporádica), do local de ocorrência e do ambiente de maré. O termo deve, assim, ser entendido como puramente descritivo e não genético.
A maior parte dos sistemas de lomba – canal correspondem a barras submarinas (e respectivas cavas) constituídas no decurso da actuação de temporais que, perante a actuação das ondas de bom tempo, migram em direcção ao continente, acabando por agradar à praia. Na parte final desta migração, quando estas estruturas passam pelo terraço de maré e parte inferior da face da praia, na maré vazia fica bem visível esta morfologia tão característica, e tão apreciada pelas crianças, pois que os canais constituem “piscinas”, sem ondas.
As lombas são cortadas por aberturas, por onde a água sai das cavas para o mar quando o nível da maré vazante se torna inferior ao da morfologia, e por onde a água do espraio da onda entra calmamente na maré enchente. Numa última fase, os sistemas de lomba – canal deste tipo acabam por encostar à praia, formando bermas de praia. [JAD]

(1) King, C.A.M. & Williams, W. W. (1949): The formation and movement of sand bars by wave action. Geographical Journal, 113:70-85.