Glossary
INDEX: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Tômbolo (I. tombolo)
Acumulação sedimentar induzida pela difracção e refracção da onda nas extremidades de um obstáculo (natural ou artificial) inicialmente destacado, isto é, sem conexão com terra, e que acaba por ficar ligado a esta pela acumulação aludida. Corresponde a um istmo constituído por materiais sedimentares transportados pelas correntes de deriva locais.
A formação dos tômbolos deve-se à difracção da onda nas extremidades do obstáculo, o que faz com que, na praia localizada na zona de sombra (onde as ondas apenas incidem após transformação), se verifique transporte sedimentar convergente, pois que, nas zonas periféricas da zona de sombra, os ângulos de ataque estão direccionados para o interior dessa zona. Verifica-se, consequentemente, excesso de material sedimentar, o qual se vai progressivamente acumulando ao abrigo do obstáculo, o que modifica, aí, o padrão de refracção das ondas.
Esquema de difracção das ondas num obstáculo (ilha, estrutura artificial, etc.). As ondas difractadas induzem transporte sedimentar convergente na zona de sombra, do que resulta acumulação de areia. Se a distância entre a praia e o obstáculo não é grande relativamente ao comprimento deste, num estádio final formar-se-á um tômbolo.
A acumulação sedimentar propiciada pelo transporte convergente vai aumentando progressivamente, dando origem a uma praia saliente, ou seja, uma saliência que sobressai da orientação geral da linha de costa, e outra, mais pequena (devido à existência de menos material disponível), na parte interna do obstáculo. Com o passar do tempo, as duas praias salientes referidas vão crescendo, acabando por se unir, dando origem a um tômbolo.
Fases evolutivas das formação de um tômbolo.
Os tômbolos podem ser simples, isto é, constituídos por um único cordão sedimentar (em geral de areia), ou podem ser compostos (duplos, triplos, etc.), quando possuem mais do que um cordão, cada um deles formado num período diferente. Neste caso, podem existir lagunas entre os cordões. [JAD]