O abastecimento de água em Portugal e o problema das águas residuais – Um olhar pelas estatísticas

Título:

O abastecimento de água em Portugal e o problema das águas residuais – Um olhar pelas estatísticas

Resumo:

Na actualidade a problemática da água encerra problemas que se relacionam com a sua desigual distribuição no Globo, acrescendo a esta realidade o facto de apenas uma ínfima parte da água que existe na hidrosfera estar acessível ao Ser Humano. As necessidades de consumo têm aumentado nos vários países dependendo do seu grau de desenvolvimento mas, o “stress de água doce” será uma realidade a que não nos podemos alhear. Nesta Comunicação pretende-se de uma forma integrada e concisa demonstrar, em três partes, a problemática da água:

    • As desigualdades no acesso à água – apesar de muito abundante apenas uma pequena parte de água pode ser, efectivamente, utilizada pelos seres humanos e nem todos têm o mesmo acesso, isto é, alguns têm carência deste recurso ou pela degradação da sua qualidade ou pela sua inexistência.
    • O abastecimento domiciliário de água em Portugal revela assimetrias que urge corrigir, isto é, áreas que devido a factores que analisaremos, possuem melhores índices de abastecimento que outros.
    • A rede de abastecimento público e de tratamento de águas é ainda deficiente, causando problemas à qualidade das águas superficiais, apesar de melhorias significativas que se têm registado nos últimos tempos.

Autores:

Jorge Filipe Baptista Duarte, Lucrécia Macuácuá, Maria Fátima Vendeirinho Neves

Cookies
Este site usa cookies para melhor a sua experiência online.