O uso da bacia hidrográfica como instrumento de educação ambiental, Jundiaí – SP, Brasil

Título:

O uso da bacia hidrográfica como instrumento de educação ambiental, Jundiaí – SP, Brasil

Resumo:

No Brasil, o setor de gestão de Recursos Hídricos tem tido inúmeros avanços desde o ano de 1991, com a publicação da Política de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (Lei N.º 7.663/91), tendo essa legislação impulsionado a elaboração da Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei das Águas – 9433/97). Por outro lado, a Política Nacional de Educação Ambiental – EA (Lei N.º 9.795/99) estabelece que “a prática educativa das questões ambientais deve ser integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal”, dando suporte às vias de difusão e discussões acerca da questão dos recursos hídricos. O projeto é desenvolvido na Escola Técnica Estadual Benedito Storani – Centro Paula Souza, em parceria com o CTH/USP, projeto FAPESP N.º 2000/11738-0, e discutido no desenvolvimento da dissertação de mestrado do referido autor junto à Feagri/UNICAMP. Os resultados representam a experiência de visitas monitoradas em um percurso real, estruturado na Bacia Hidrográfica do Córrego Bonifácio, com área de 3 Km2, e importante afluente do Rio Jundiaí, pertencente aos Comitês de Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – CBH-PCJ. As conclusões remetem à real função de programas de EA, resultando para esta Escola Técnica na criação do pioneiro Curso Técnico em Recursos Hídricos, desenvolvido em três módulos que atendem a qualificações específicas. Os ganhos representados por meio da execução deste projeto, além de atenderem a demandas do ensino não formal, respondem a uma necessidade vital da formação técnica de recursos humanos em Recursos Hídricos.

Autores:

Lucia Helena Romitelli, José Euclides Stipp Paterniani, Rogério Stacciarini

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