Boletim Informativo nº144 | Outubro 2011

Edição impressa (PDF)

Editorial

A extinção da Direcção Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos em 1987 assinalou uma tentativa de ruptura com a filosofia de governação até então predominante no desenvolvimento das políticas públicas da água em Portugal: o paradigma hidráulico enquanto expressão do aproveitamento económico dos recursos hídricos nacionais através de programas de infra-estruturação do território hídrico nacional (portos, hidráulica agrícola, barragens, etc.) fomentados e comparticipados pelo Estado.
[ler]

Destaque do Mês

Planos de Gestão de Recursos Hídricos em fase final de elaboração

Está a chegar ao fim a elaboração do primeiro ciclo de Planos de Gestão de Recursos Hídricos (PGRH) em resposta às exigências decorrentes da Directiva Quando da Água. Prevê-se que até Setembro todos os planos sejam apresentados em Bruxelas.
[ler]

 

O Estado da Água

A reforma do quadro institucional de políticas públicas da água em Portugal: Opiniões e Reflexões

Nesta rubrica, alarga-se a reflexão acerca da reforma do quadro institucional a cientistas, empresários, representantes dos sectores utilizadores da água e de associações profissionais. Estes depoimentos formam um mosaico diversificado de opiniões e reflexões que podem contribuir para a evolução do novo modelo proposto e para memória futura.
[ler]

Breves notas sobre a proposta de um novo modelo de administração dos recursos hídricos

Foi apresentado há pouco pelo Governo o novo modelo institucional proposto para o sector da água. Porventura a maior novidade da reorganização do novo ministério no que diz respeito a este sector terá sido o regresso da administração dos recursos hídricos a uma entidade operacional que constituirá um serviço central de administração indirecta do Estado (Agência Portuguesa do Ambiente).
[ler]

Novo modelo institucional e gestão dos recursos hídricos. Algumas reflexões

É praticamente inevitável a próxima alteração do modelo institucional da gestão dos Recursos Hídricos portugueses. Esse facto justifica meia dúzia de reflexões sobre soluções que se sabe estão a ser equacionadas, no sentido de alertar para os malefícios que algumas dessas soluções podem trazer para o bom uso e protecção das nossas águas e meios hídricos.
[ler]

Portugal carece da implementação de políticas aplicáveis à sua realidade no domínio da água

Concerteza que a Directiva Quadro, a sua transposição e tudo o que daí tem emanado são marcos e condicionantes para a gestão e utilização da água entre nós.
[ler]

Do novo modelo institucional

Recentemente, a comunidade técnica e científica da área do Ambiente foi sobressaltada pelo anúncio público de um novo modelo institucional, que terá surgido como uma contribuição para a redução de custos de estrutura, ou seja uma resposta básica às exigências de contenção a que o Estado está obrigado em consequência da crise.
[ler]

Um retrocesso lamentável

Os aspectos centrais das mudanças anunciadas no sector dos recursos hídricos são a extinção das ARH’s enquanto institutos públicos de âmbito regional, dotados de autonomia administrativa e financeira, e a integração do Fundo de Protecção de Recursos Hídricos num anódino fundo genérico da APA. Penso que estas medidas são incompreensíveis e desastrosas para o sector e que quem as adopta não tem verdadeira consciência do dano que vai causar ao Pais.
[ler]

Acerca do Enquadramento Institucional das Administrações de Região Hidrográfica (ARHs)

No último Conselho Nacional da Água foi presente aos Conselheiros uma proposta de reorganização institucional dos Organismos da Administração Pública responsáveis pelo sector da Água que envolve a integração do Instituto da Água (INAG) e das Administrações de Região Hidrográfica (ARH) numa Agência Portuguesa do Ambiente, da Água e da Acção Climática.
[ler]

Algumas reflexões sobre a restruturação do MAMAOT

A proposta recentemente apresentada pelo Governo para a estruturação do modelo institucional do MAMAOT atinge de forma directa e bastante profunda o edifício organizativo que tinha vindo a ser implementado nos últimos anos no sector da Água.
[ler]

ARHs, para que vos quero…

O espaço que me foi concedido para desenvolver este texto solicitado pela APRH, impõe que me centre no que julgo ser o aspecto mais negativo da restruturação proposta pelo Governo no que toca ao sector da água.
[ler]

Apontamentos sobre a sempre ingente questão das Administrações de Região Hidrográfica

O conceito de administração de recursos hídricos por região hidrográfica é conhecido e valorizado entre nós desde a criação dos Serviços Hidráulicos em 1892, com as suas direcções hidráulicas de bacia hidrográfica.
[ler]

 

Por dentro da APRH
- Aconteceu -

GESTÃO DA ÁGUA NUM MUNDO EM MUDANÇA | 10º SILUSBA


Na última semana de Setembro realizou-se no Brasil o 10º SILUSBA pela primeira vez em conjunto com o Congresso Mundial da Água da International Water Resources Association.
[ler]

DIA NACIONAL DA ÁGUA | Núcleo Regional do Centro da APRH

[ler]

ENGENHARIA DOS APROVEITAMENTOS HIDROAGRICOLAS | JORNADAS TÉCNICAS APRH


Nos dias 13 e 14 de Outubro, realizaram-se, no LNEC, as Jornadas Técnicas sobre Engenharia dos Aproveitamentos Hidroagrícolas. Esta iniciativa da APRH contou com o apoio técnico e organizacional da Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, da Empresa de Infraestruturas de Alqueva e da Comissão Nacional Portuguesa de Irrigação e Drenagem.
[ler]

 

Por dentro da APRH
- Vai acontecer -

CONFERÊNCIA POLÍTICAS PÚBLICAS DA ÁGUA | coppa 2011


Realiza-se no próximo dia 7 de Novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian a Conferência APRH sobre Políticas Públicas da Água, COPPA 2011.

[ler]

11º CONGRESSO DA ÁGUA E 4th INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON HYDRAULIC STRUCTURES

O 11º Congresso da Água terá lugar de 06 a 08 de Fevereiro de 2012, no Hotel Porto Palácio, no Porto, subordinado ao tema "Valorizar a Água num Contexto de Incerteza”. Imediatamente a seguir, de 09 a 11 de Fevereiro de 2012, também no Hotel Porto Palácio, irá decorrer o 4th International Symposium on Hydraulic Structures, uma organização da APRH em parceria com a International Association for Hydro-Environment Engineering and Research (IAHR), uma das mais prestigiadas associações a nível mundial nos domínios em apreço, fundada em 1935.
[ler]

Faltam 5 meses para o 6º Fórum Mundial da Água


Está a entrar na sua fase mais importante o processo de preparação do 6º Fórum Mundial da Água, que se realiza de 12 a 18 de Março, em Marselha.
[ler]

 

Outras publicações da APRH