Menu:

Glossary

INDEX: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Difracção da onda(I. wave diffration)

Encurvamento da propagação da onda quando, no seu percurso, encontra a extremidade de um corpo. É um fenómeno que está intimamente ligado às variações súbitas das condições de propagação da onda provocadas, por exemplo, por ilhas ou quebra-mares.

A difracção da onda resulta de uma distribuição espacial não uniforme da altura de onda que provoca modificação da direcção de propagação e aumento do comprimento da onda. É um fenómeno de transmissão lateral da energia da onda ao longo de sua crista, no sentido das zonas em que a altura de onda é menor.


Esquema de difracção das ondas num obstáculo (ilha, estrutura artificial, etc.). As ondas difractadas induzem transporte sedimentar convergente na zona de sombra, do que resulta acumulação de areia. Se a distância entre a praia e o obstáculo não é grande relativamente ao comprimento deste, num estádio final formar-se-á um tômbolo.

 

A onda, ao incidir nas extremidades de um obstáculo, difracta-se em ambos os lados, promovendo, no litoral localizado na zona de sombra desse obstáculo, transporte sedimentar convergente. Se o obstáculo (natural ou artificial) está relativamente próximo do litoral, a acumulação sedimentar aludida acaba, com o tempo, por formar um tômbolo.


Difracção da onda na entrada da “Concha” de S. Martinho, Portugal, do que resulta a forma muito regular, hemi-circular, desta praia. Imagem extraída de Google Earth.

 

Por vezes, quando a onda penetra num corpo hídrico semi-confinado ocorre, também, difracção da onda na entrada. É o que acontece, por exemplo, na laguna de S. Martinho, entre a Nazaré e Peniche, em Portugal. Devido a esta difracção e ao transporte sedimentar por ela promovido, formou-se uma praia semi-circular, razão pela qual adquiriu o epíteto de “Concha” de S. Martinho.

A difracção da onda é um fenómeno que é aproveitado com frequência na engenharia costeira para, com a construção de quebra-mares destacados, propiciar menor energia da agitação marítima junto à entrada de portos, para atenuar problemas de erosão costeira ou para ampliar a largura útil de praias. [JAD]    

/ Ondas Marinhas; / Tômbolo